quarta-feira, 21 de março de 2012

Time Left

- E então doutor?

- É pior do que eu imaginava. Não que o caso seja incomum.

- Tão ruim assim?

- Há quanto tempo você sente isso?

- Acho que em abril faz uns dez anos.

- Dez?

- é... Por ai.

- Por ai?

- Não. Não... Exatamente dez anos.

- Pelo que eu vi nos exames acho que você sabe até os segundos.

- Bom...

- Dez anos e não fez nada?

- Não, nos quatro primeiros falei com uma amiga que é psicóloga e...

- Que ótimo! Você consultou uma cartomante com diploma universitário!

- Como?

- Você tem ideia do quanto um psicólogo sabe sobre a vida? Quero dizer, vida real?

- Hmmmm... Muito?

- (suspiro) E religião, você deve ter tentado isso também eu suponho.

-  Ahhhh bom isso... Deus e todo aquele lance né?

- É...

-Tentei.

-Tentou o que? Preciso saber tudo para ver como vamos proceder com o tratamento.

- Tentei rezar, falar com Deus, expor meus pontos de vista e...

- E?
- A gente realmente precisa ter esse tipo de conversa? Quer dizer você não pode me receitar um remédio tarja preta e...

- Veja bem eu não gosto de historinhas tristes, alias tenho as minhas próprias. Mas preciso saber tudo.

- Certo... Com eu dizia, tentei Deus por um tempo e também chorei, chorei muito...

-Hmmm chorar é bom. Alivia né?

-É.

-Mas não resolve nada. E então o que você fez?

-Depois de chorar?

- Não rapaz. Depois de chegar à conclusão obvia a que todo humano chega a determinado ponto da vida, a verdade universal de que Deus não é tão bonzinho.

- Bom depois disso eu comecei a beber.

-Clássico!

-Então minha amiga psicóloga me aconselhou a sair e conhecer outras pessoas.

- Ah! Os psicólogos os donos da verdade. Sabe por que uma pessoa faz psicologia?

-Hmmm não... Acho que não.

-Para tentar resolver seus próprios problemas.

-Hein?

-Tudo bem é só uma piadinha interna aqui dos residentes. Então, você saiu?

-Sai.

-Conheceu novas pessoas? Alguma em especial? Achou que ia ficar tudo bem?

- Bom, sim... Sim para todas.

- É o que todo mundo acha meu filho. Mas não ficou né?

-Não (suspiro)

- E sua vida passou a ficar sem sentido e sem graça. E nada parece ter mais um propósito que valha realmente a pena né?

- Exato! Infelizmente.

-Sei... Bom rapaz. Como eu disse é um caso clássico,

- Clássico? Isso é bom certo? Já encontraram uma cura?

- Ohh! Não longe disso “hohoho”, mas não se desespere. Temos tratamentos alternativos.

- O que é isso que sinto doutor?  Isso que me consome!

-SCP.

-SPC?

- Não Esse é aquele grupo idiota... Eu disse S.C.P. “Síndrome do Coração Partido”.

- Parece sério. E agora?

- Agora? Bom agora você preenche esse questionário para mim

- Hmmmm... Línguas que eu falo?  Esportes prediletos? Aptidões?

-Nós podemos começar com algo leve, você já fala inglês fluentemente?

-Não, só o básico.

-Ótimo!

-Ótimo?

-E talvez possa pensar numa nova faculdade. Que tal medicina? É bem logo e vai consumir seu cérebro, pode acreditar.

-Eu não sei... Eu só queria...

-Rapaz vou ser sincero, coração partido não tem cura. Cada segundo da sua vida longe da pessoa que você ama vai ser miserável. O segredo é ocupar seu tempo.

-Meu Deus! Por quanto tempo?

-Quanto tempo? “Hohoho”.  Para sempre rapaz, toda a vida, todinha! É um quadro crônico.

- Jesus!

- Hein! Nada de religião. Tire isso da sua cabeça. Queremos você ocupado e não lobotomizado.

- Eu não sei... Digo, não sei mais nada. (suspiro)
- Claro que não sabe! Você está com um coração partido há dez anos! É um milagre ter sobrevivido. Faremos o seguinte, começaremos com um curso intensivo de inglês, você pode emendar uma pós-graduação junto e algum hobby. Já pensou em fazer origamis? Talvez um curso de dança, rapel ou academia? Penso que você poderia tentar todos juntos. Quando isso estiver acabando você se matricula numa especialização e quem sabe francês?

- Sem parar?

- Isso você pegou a ideia geral. Vamos por esse caminho antes de pular direto para a Fluoxetina. Eu não gosto de entupir meus pacientes com drogas.

-Eu acho que preferia o remédio. Um calmante forte talvez?

-Hein! Eu sou o médico aqui! Não discuta! Só não vá mais escutar os conselhos furados dos psicólogos e ficará tudo bem.

- Certo...Hein! O Senhor tem um bocado de diplomas na parede.

- Pois é!

- Nossa! Mandarim? Quem médico fala mandarim?  Curso de mergulho, rapel, especialização em neurologia, sobrevivência na selva. Nossa! Mecânica Temporal Aplicada!

- É... Bem eu me mantenho ocupado.

- Não pude deixar de notar a foto no seu desktop. Doutor, bela mulher. É a sua esposa?

- Esposa? Sim... Hmmmm... É minha esposa. Agora você pode ir.  Siga a risca o tratamento e me procure em cinco ou dez anos.

- Em depois desse tempo estarei melhor?


-Não, mas vai estar cansado e sem opções ai a gente tenta artesanato.

 O importante é o equilíbrio.

3 comentários:

Lorenzo Smith disse...

indo onde nenhum homem jamais foi

Mário Amâncio de Azevedo disse...

de fato se ocupar e o melhor remédio, vou tentar culinária então...rsrs

Lorenzo Smith disse...

sim é uma boa escolha. recomendo o preparo de risotos. ^^